QUEM SOU EU ??

Meu nome é Gabriel, sou um dependente químico em recuperação, venho através desse blog discutir, postar, mostrar materiais que venho pesquisando na internet bem como minhas experiências pessoais.

O assunto – tema – principal é a recuperação de dependentes químicos, lembrando sempre que um dependente sozinho está em má companhia, fazendo esse trabalho me sinto bem acompanhado.

Apoio todo e qualquer tipo de trabalho realizado com o intuito de oferecer atenção, reinserção social e resgate de cidadania do usuário de drogas.

No meu caso pessoal o que vem funcionando é o Programa de Narcóticos Anônimos, portanto acabo direcionando mais para este foco, porém não minimizo a importância de todas as outras políticas voltadas para o usuário.

Se você que por acaso ler, ou passar pelo blog e quiser entrar em contato meu email é soporhojeemrecuperacao@hotmail.com

Abraços

Só por Hoje Limpo mais um dia !!!

SPH

SPH

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Narcóticos Anônimos

Narcóticos Anônimos . se você é um adicto e busca recuperação .. você é bem vindo ... serenas 24 horas de paz e sobriedade,,, Gabriel Guerrato

Só por hoje ....

Eu chego lá ... o que importa é o desejo de parar .. Sem cigarro eu chego lá ...

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Os Doze Passos da vida ...

“Através da abstinência e da prática dos Doze Passos de Narcóticos Anônimos, nossas vidas se tornarão úteis.” Antes de chegar a Narcóticos Anônimos, nossas vidas giravam em torno do uso. Para a maioria de nós, sobrava muito pouca energia para o trabalho, relacionamentos ou outras atividades. Éramos escravos da nossa adição. Os Doze Passos de Narcóticos Anônimos nos proporcionam uma maneira simples de dar uma virada em nossas vidas. Começamos por ficar limpos, um dia de cada vez. Quando nossas energias não estão mais canalizadas para nossa adicção, descobrimos que possuímos energia para perseguir outros objetivos. À medida que crescemos em recuperação, nos tornamos capazes de manter relacionamentos saudáveis. Passamos a ser empregados confiáveis. O lazer e a diversão ficam mais convidativos. Através de nossa participação em Narcóticos Anônimos, ajudamos os outros. Narcóticos Anônimos não é a garantia de que iremos conseguir bons trabalhos, relacionamentos amorosos ou uma vida plena. Mas, quando trabalhamos os Doze Passos com nosso melhor empenho, descobrimos que podemos nos tornar o tipo de pessoa que é capaz de encontrar emprego, manter relacionamentos amorosos e ajudar os outros. Paramos de servir à nossa doença e começamos a servir a Deus e os outros. Os Doze Passos são a chave para a transformação de nossas vidas. Só por hoje: Eu vou ter a sabedoria de usar os Doze passos em minha vida e a coragem para crescer em minha recuperação. Eu vou praticar meu programa para me tornar um membro produtivo e responsável da sociedade.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Estudando a doença da adicção ..

O processo que traz a sobriedade é tão lento como o que leva ao alcolismo ou a adicção. Sobriedade não é somente tampar a garrafa ou parar de usar químicos.O que é a dependência química (adicção)? É uma doença mental e física (obsessão + compulsão). Atua em todas as áreas (física, mental e espiritual) do indivíduo. A dependência química/adicção é uma doença crônica, progressiva, incurável e fatal. Progride mesmo quando o dependente químico/adicto não está usando drogas. Assim como um diabético, o dependente químico/adicto em recuperação consegue apenas estacionar a doença, nunca curá-la. Aqueles que não conseguem estacionar a doença, morrem e matam em consequência dela – acidentes de carro, suicídios, assassinatos, HIV, hepatite, etc. Quem não morre tem outros destinos: prisões ou o hospício. Grupos de ajuda: A idéia de que a recuperação de um alcoólico era possível antes que a sua saúde fosse definitivamente prejudicada juntou em 1935 um médico e um corretor da bolsa de Nova Iorque que tinham um problema em comum: o alcoolismo. Assim nasceram os Alcoólicos Anónimos. Baseado no sucesso de alcoólicos anónimos nasceram grupos especificos para usuários de drogas, Narcóticos Anonimos, etc. Organizados em milhões de pessoas, constituem uma comunidade mundial de adictos e alcoólicos em recuperação, que através da ‘terapia de grupo’ tentam ganhar diariamente a batalha da sobriedade. Co-dependência: 50% de todas as crianças atendidas nos serviços psiquiátricos vêm de famílias de alcoólatras (Vaillant). A doença é contagiante. Um familiar acaba adquirindo hábitos e comportamentos de um dependente químico/adicto . Ao perceberem, os familiares criaram "grupos de familiares co-dependentes". Estes grupos ensinam o familiar a cuidar de si próprio para não sofrer tanto com o adicto. Agora, claro que, frequentando um grupo, o familiar acaba descobrindo a existência do problema (co-dependência), como se manifesta e, assim, acaba também por agir de forma diferente junto ao dependente. E no final influi na decisão de o dependente procurar ajuda também. Grupos de auto ajuda: Al-Anon e Alateen Alcoólicos Anónimos Amor Exigente Comedores Compulsivos Dependentes de Amor e Sexo Devedores Anônimos Jogadores Anônimos MADA - Mulheres que Amam Demais Anônimas Nar-Anon Narcóticos Anônimos Neuróticos Anônimos

segunda-feira, 20 de abril de 2009

"A Adicção é uma doença da família, mas só conseguimos modificar a nós mesmos."

Muitos de nós, vêm de famílias gravemente conturbadas. Às vezes, sentimos vontade de fazer as malase mudar para longe, bem longe. Rezamos para que nossa família se una a nós na recuperação,mas, para nossa grande tristeza, isto nem sempre acontece. Às vezes, apesar de nossos grandes esforços para levar a mensagem, descobrimos que não podemos ajudar aqueles por quem temos a maior estima. Nossa experiência em grupo tem nos ensinadoque, frequentemente, estamos tão próximos de nossos parentes que não podemos ajuda-los. Aprendemos que é melhor deixa-los aos cuidados de nosso Poder Superior. Descobrimos que, quando paramos de tentar apaziguar os problemas de nossos familiares, damos o espaço necessário para que eles possam resolver suas próprias vidas. Ao relembrá-los de que não somos capazes de resolver seus problemas por eles, nos damos a liberdade de viver nossas próprias vidas. Temos Fé que Deus ajudará nossos familiares. Muitas vezes, a coisa mais importante que podemos dar às pessoas que amamos é o exemplo contínuo de nossa recuperação. Pela sanidade de nossa família e por nossa própria sanidade, devemos deixar nossos familiares encontrarem seus próprios caminhos de recuperação. Só por hoje: Eu vou procurar fazer minha programação e deixar minha família aos cuidados do Poder Superior.

domingo, 19 de abril de 2009

Diga para você mesmo:

Só por hoje Só por Hoje meus pensamentos estarão concentrados na minha recuperação, em viver e apreciar a vida sem drogas. Só por hoje terei fé em alguém de NA que acredita em mim e quer ajudar na minha recuperação. Só por hoje terei um programa. Tentarei segui-lo o melhor que puder. Só por hoje tentarei conseguir uma melhor perspectiva da minha vida atraves de NA. Só por hoje não sentirei medo, pensarei nos meus novos companheiros, pessoas que não estão usando drogas e que encontraram uma nova maneira de viver. Enquanto eu seguir este caminho, não terei nada a temer.

Reflexão 19/Abril - Só por Hoje ..

Mexa-se " Quantas vezes os adictos buscaram as recompensas de um trabalho árduo, sem fazerem esforço." Só por hoje: Eu quero uma vida melhor. Farei um inventário do que quero, descobrirei como consegui-lo, falarei com meu padrinho ou madrinha sobre isto. Vou me mexer para isso.

sábado, 18 de abril de 2009

Reflexão de 18/ Abril - Livro Só por Hoje -

Humildemente pedimos a Ele que removesse nossos defeitos." Só por Hoje: Deus, me ajude a ver através dos olhos do Sétimo Passo. Ajude-me a compreender.

sexta-feira, 17 de abril de 2009

segredos .....

"Estou aqui, porque finalmente não há mais como me refugiar de mim mesmo. Até que me confronte nos olhos e no coração de outros, estarei fugindo. Até que sofra o partilhar dos meus segredos, não me libertarei deles. Temeroso de ser conhecido não poderei me conhecer, nem aos outros, e estarei só. Onde senão em meu companheiro poderei encontrar esse espelho? Aqui, juntos, posso finalmente me conhecer por inteiro: não como o gigante que sonho em ser, tampouco como o anão dos meus temores, mas como alguém parte de um todo, compartilhando seus propósitos. Neste solo poderei criar raízes e crescer; não mais isolado como na morte, mas realmente vivo - para mim e para os outros."

colagem .........

Triângulo da auto obsessão

representação da maneira como reagimos a pessoas, lugares e coisas e como podemos transformar esses sentimentos agora em recuperação.

pra pensar

"Nada se compara a energia de um grupo de pessoas, tentando e conseguindo o mesmo propósito"

quarta-feira, 15 de abril de 2009

REFLEXÃO DO SÓ POR HOJE – 15/ABRIL

Continue voltando... “Passamos a apreciar a vida limpa e queremos mais das boas coisas que a Irmandade de NA tem para nós." Você se lembra de alguma vez ter olhado para adictos em recuperação em NA e pensado: "Se eles não estão usando drogas em seu meio, estão rindo do quê?" Você acreditava que a diversão acabaria quando parasse de usar? Muitos de nós pensavam assim, tínhamos certeza de que estávamos deixando "a vida boa" para trás. Hoje em dia, muitos de nós podem rir dessa concepção errada por que sabemos o quanto nossa vida em recuperação pode ser rica. Muitas das coisas que tanto apreciamos em recuperação são conquistadas participando ativamente na Irmandade de NA. Começamos a descobrir o verdadeiro companheirismo, amigos que entendem e se importam conosco apenas pelo que somos. Encontramos um lugar onde possamos ser úteis aos outros. Existem reuniões de recuperação, prestação de serviços e encontros da Irmandade para preencher nosso tempo e satisfazer nossos interesses. A Irmandade pode ser um espelho que reflete uma imagem mais nítida de quem somos. Encontramos exemplos, amigos, ajuda amor, carinho e apoio. A Irmandade sempre tem mais a nos oferecer, enquanto continuamos voltando. Só por hoje: Eu sei onde está “a vida boa”. Continuarei voltando.

terça-feira, 14 de abril de 2009

Reflexão de 14/ Abril - Livro Só por Hoje -

essa reflexão foi muito importante em minha recuperação.... portanto aí está na íntegra ... Uma nova visão "Queremos realmente nos livrar dos nossos ressentimentos, da nossa raiva e do nosso medo ?" Por que nós os chamamos de "defeitos"? Talvez devessem ser chamados de "efeitos retardados", em razão do tempo que eles levaram para sair de nossas vidas. Alguns de nós acham que nossos defeitos são as mesmas características que salvaram nossas vidas quando usávamos. Se isso é verdade, então não é de surpreender que muitas vezes nos apegamos a eles como se fossem velohs e queridos amigos. Se estamos tendo dificuldades com ressentimento, raiva e medo podemos visualizar o que seriam nossas vidas sem esses defeitos problemáticos.Se nos questionarmos por que reagimos de um certo modo, podemos 'as vezes eliminar o medo na origem de nossa conduta. "Porque estou com medo de ir além desses aspectos de minha personalidade?"., nós nos perguntamos. "Será que eu estou com medo de quem eu serei sem essas características?" Uma vez que identificamos nosso medo, podemos ultrapassá-lo. Tentamos imaginar como seriam nossas vidas sem alguns de nossos mais notáveis defeitos. Isto nos dá um sentimento do que está do outro lado de nosso medo, nos proporcionando a motivação necessária para superá-lo. Nosso Poder Superior nos oferece uma nova visão para nossas vidas, livre de nossos defeitos. Esta visão é a essência de nossos melhores e mais iluminados sonhos para nós mesmos. Não precisamos ter medo dessa visão. Só por hoje: Eu imaginarei como seria minha vida sem meus defeitos de caráter. Vou pedir para ter boa vontade de deixar que Deus remova meus defeitos.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Agradando pessoas - Reflexão 13/abril

"(...) comportamento em busca de aprovação nos levou mais longe na nossa adicção." Só por hoje : Poder Superior, ajude-me a viver de acordo com os princípios espirituais. Somente assim poderei me aceitar.

domingo, 12 de abril de 2009

Programa de 12 passos

Os doze passos 1º. Admitimos que éramos impotentes perante a nossa adicção, que nossas vidas tinham se tornado incontroláveis. 2º. Viemos a acreditar que um Poder maior do que nós poderia devolver-nos à sanidade. 3º. Decidimos entregar nossa vontade e nossas vidas aos cuidados de Deus, da maneira como nós o compreendíamos. 4º. Fizemos um profundo e destemido inventário moral de nós mesmos. 5º. Admitimos a Deus, a nós mesmos e a outro ser humano a natureza exata das nossas falhas. 6º. Prontificamo-nos inteiramente a deixar que Deus removesse todos esses defeitos de caráter. 7º. Humildemente pedimos a Ele que removesse nossos defeitos. 8º. Fizemos uma lista de todas as pessoas que tínhamos prejudicado, e dispusemo-nos a fazer reparações a todas elas. 9º. Fizemos reparações diretas a tais pessoas, sempre que possível, exceto quando faze-lo pudesse prejudica-las ou a outras. 10º. Continuamos fazendo o inventário pessoal e, quando estávamos errados, nós o admitíamos prontamente. 11º. Procuramos, através de prece e meditação, melhorar nosso contato consciente com Deus, da maneira como nós O compreendíamos, rogando apenas o conhecimento da Sua vontade em relação a nós, e o poder de realizar essa vontade. 12º. Tendo experimentado um despertar espiritual, como resultado destes passos, procuramos levar esta mensagem a outros adictos e praticar estes princípios em todas as nossas atividades.

Pra pensar .... 12/abril

" ... todo despertar espiritual tem alguma coisa em comum. Os elementos comuns incluem o fim da solidão e um sentido de direção das nossas vidas ... "

Só por Hoje -

Só por HOJE tratarei de viver este meu dia, sem querer resolver o problema da minha vida, todo de uma vez. Só por HOJE terei o máximo de cuidado com o meu modo de tratar os outros: delicado nas minhas maneiras; não criticarei ninguém, não pretenderei melhor ou disciplinar ninguém senão a mim. Só por HOJE me sentirei feliz com a certeza de ter sido criado para ser feliz não só no outro mundo, mas também neste. Só por HOJE me adaptarei às circunstâncias, sem pretender que a circunstâncias e adaptem todas aos meus desejos. Só por HOJE dedicarei dez minutos do meu tempo a uma boa leitura, lembrando-me de que assim como é preciso comer para sustentar o meu corpo, assim também a leitura é necessária para alimentar a vida da minha alma. Só por HOJE praticarei uma boa ação sem contá-la a ninguém. Só por HOJE farei uma coisa de que não gosto e, se for ofendido nos meus sentimentos, procurarei que ninguém o saiba. Só por HOJE farei um programa bem completo do meu dia. Talvez não o execute perfeitamente, mas em todo caso, vou fazê-lo. E me guardarei bem de duas calamidades: a pressa e a indecisão. Só por HOJE ficarei bem firme na fé de que a Divina Providência se ocupa de mim. Como se existisse somente eu no mundo ainda que as circunstâncias manifestem o contrário. Só por HOJE não terei medo de nada. Em particular, não terei medo de gozar do que é belo e não terei medo de crer na bondade. Durante doze horas de uma dia, posso fazer o bem, o que me desanimaria se pensasse que teria que fazê-lo durante toda a minha vida

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Uma mensagem a todos os membros de ADICTOS - JUNTOS PODEMOS -Grupo exclusivo para membros de N.A.

Todos os dias somos somados daqueles que, assim como nós, encontraram uma nova maneira de viver, e perceberam que JUNTOS PODEMOS!!! "Nada se compara à energia de um grupo de pessoas tentando e conseguindo o mesmo Propósito." Agradecemos o carinho desta ajuda mútua através da participação dos membros de NA e incentivamos a que continuem convidando, de todos os cantos do planeta, para virem enriquecer nossa recuperação com suas experiências de força, fé e esperança! Abraços Limpos. Visite ADICTOS - JUNTOS PODEMOS -Grupo exclusivo para membros de N.A. em: http://recuperacao.ning.com

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Eu me abraço a você E uno meu coração ao seu Para que juntos possamos fazer Tudo aquilo que sozinho eu não consigo Tudo estará bem Enquanto os laços que nos unem Forem mais fortes Do que aqueles que nos afastariam

Oração da Serenidade

"Concedei-me, Senhor, a serenidade necessária para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para distinguir umas das outras". Esta Oração me tem proporcionado uma nova vida. 1. ACEITAR AS COISAS QUE NÃO POSSO MODIFICAR: São muitas as coisas que não posso modificar; o passado, o futuro e nem outras pessoas. Preciso aceitar o fato de que posso ser atencioso e bondoso com meus familiares, porém não mais tempo do que se lhes esta reservado estar aqui na Terra. A perda de amigos deve ser aceita como se eles tivessem se mudado para muitas milhas de distância. Eu não posso modificar as pessoas, elas continuarão fazendo as coisas à sua maneira, apesar de que eu tente dizer-lhes, muitas vezes, qual é a melhor forma...(A MINHA). A quem posso eu mudar? A MIM MESMO. 2. CORAGEM PARA MUDAR AQUELES QUE POSSO: Isto é, mudar minha maneira de ser. O Senhor! permita que eu mude os meus sentimentos em relação aos outros. Ao invés de criticá-los, devo aceitá-los como eles são e estar interessado em seus problemas, ao invés de ignora-los. devo ser afetuoso com os outros, ao invés de mostrar-me frio e insensível. Permita-me Senhor, que eu mude minhas emoções, colocando esperança, amor, coragem, paz e alegria em minha vida, em lugar de amargura, temor, desgosto, ódio e ressentimento. Todas estas coisas eu posso modificar, se for suficientemente inteligente para reconhecer a necessidade de fazê-lo. 3. SABEDORIA PARA DISTINGUIR UMAS DAS OUTRAS: Se vejo coisas de que não gosto, é hora, é hora de examinar a MIM MESMO: minhas atitudes, minhas reações e reconhecer se necessito mudar algumas delas. Examinaremos uma vez, outra e mais outras, antes de criticar os outros. Compreendo que minha vida está intimamente ligada a outras vidas, mas estou tendo sabedoria suficiente para entender que não posso mudar os outros, mas posso mudar, minha maneira de pensar, atuar e reagir. Então, a resposta à minha Oração é DEVO E POSSO MUDAR SOMENTE A MIM MESMO.

Um dia de cada vez ..

Um dia de cada vez ..

Sou adicto ...

Sou adicto ...

N/A

N/A
O futuro me fascina porque o passado me ensina a viver o SÓ POR HOJE !!

SPH

SPH

Livro Azul

Livro Azul
leitura sugerida ...

N/A

N/A

Mensagem de Esperança


" A única promessa que Narcóticos Anônimos oferece é a libertação da adicção ativa."
Hoje existe um programa espiritual de recuperação, acessível a todos os adictos. Não temos mais que sofre e morrer sem esperança.
Depois que chegamos a NA, descobrimos que nossos problemas não desapareceram, mas aprendemos a lidar com eles. Vimos nossas vidas mudarem para melhor. Aprendemos a aceitar as coisas que não podíamos modificar. Através da aceitação total da nossa adicção, encontramos uma verdadeira liberdade em Narcóticos Anônimos.

Oração para reflexão

Deus,
dai-me a serenidade para aceitar as coisas que eu não posso mudar,
coragem para mudar as coisas que eu possa,
e sabedoria para que eu saiba a diferença: vivendo um dia a cada vez,
aproveitando um momento de cada vez;
aceitando as dificuldades como um caminho para a paz;
indagando, como fez Jesus,
a este mundo pecador,
não como eu teria feito;

aceitando que Você tornaria tudo correto se eu me submetesse à sua vontade para que eu seja razoavelmente feliz nesta vida e extremamente feliz com você para sempre no futuro.

Proposta

“DEDICAMOS-NOS À PROPOSTA DE QUE NENHUM ADICTO BUSCANDO RECUPERAÇÃO PRECISE MORRER, SEM TER TIDO A CHANCE DE ENCONTRAR UMA MELHOR MANEIRA DE VIVER”

100% adicto

"Eu não sou o que devia ser, eu não sou o que desejo ser, eu não sou o que espero ser, mas pelo amor de um Poder Superior a mim eu não sou o que era."

Que através do desenvolvimento de um contato consciente com Deus, nenhum adicto, buscando recuperação, precise morrer sem chance de encontrar uma nova maneira de viver.

O que é NA ?? assista vale a pena ...